Quando chega a hora de fazer uma viagem, principalmente nas férias, estamos todos muito entusiasmados. Mas sem dúvida o pior momento para mim é na hora de fazer a mala. Eu fico com preguiça de pensar em tudo que tenho que colocar na mala e vou colocando tudo que vejo pela frente, no final sempre acabo esquecendo alguma coisa. Por isso decidi escrever esse post com algumas dicas de como preparar um maleta de viagem para nunca mais esquecer nada e nem levar coisas desnecessárias que só pesam e não ajudam em nada. Vamos lá!

mala-cheia

Em primeiro lugar, algo que é essencial é conhecer um pouco sobre nosso destino. Se vamos à praia, passeios ou em uma viagem ao campo para uma fazenda, nossa bagagem será muito diferente. Também não se esqueça de levar em conta o meio de transporte: por exemplo as regras de bagagens em voos, o peso da bagagem despachada…

Mas apesar de todas essas diferenças esse conselhos e dicas de como organizar uma mala são comuns a todos os nossos passeios.

Dicas de como organizar uma mala de viagem sem esquecer de nada:

  1. Elija o tipo de maleta que mais se adapte a sua viagem: Rígida, semirrígida, mochila… São muitas as opções de malas, mas eu recomendaria a Samsonite, tem um extenso catálogo de modelos com as medidas das malas, o que ajuda na hora de comprar de acordo com as especificações de cada companhia aérea.
  2. Faça uma lista: Eu sou muito distraída e sempre esquecia de levar algo ou esquecia algo no lugar que ia. Por isso faço uma lista com tudo que tenho que colocar na minha mala e na minha bolsa de mão. Assim, na hora de ir ou de voltar não deixo nada para trás, parece uma besteira mais é muito útil para não esquecer nada.
  3. Documentação: A primeira coisa que você não deve esquecer é a documentação e o dinheiro. Para evitar roubos e furtos existem uma bolsinhas que se colocam junto ao corpo e são muito discretas para você levar sempre com você e evitar maiores problemas.fechando-mala
  4. Sacolinha de primeiros-socorros: Todos podemos sofrer um acidente, e se você vai a um lugar que não conhece é muito útil para transportar um pequeno kit de primeiros socorros. O kit básico é composto por: curativos, analgésicos e anti-inflamatórios. O meu eu levo em todos os meus passeios. E se você toma remédio todos os dias também não se esqueça de leva-los. Existem portas comprimidos lindos para esses casos.
  5. Roupa: Este é o principal problema que encontramos na hora de fazer uma mala, na maioria das vezes não cabe tudo que queremos fazer. Eu recomendo que se leve roupas que podem servir para todas as ocasiões só mudando os acessórios. Por exemplo, um shorts pode ser usado para dar um passeio ao redor da cidade, com sandáliase para uma saída à noite com um salto alto. O mesmo acontece com as roupas básicas e camisas, com alguns acessórios a mais é possível mudar totalmente o look e nos salvar espaço na mala.
  6. Calçados: Os sapatos são como as roupas, sempre queremos levar mais do que realmente vamos precisar. Eu recomendo que você não leve mais de três pares para evitar gastar espaço com os sapatos. Eu sempre levo um par de Havaianas, são muito úteis porque eu servir tanto para estadia no hotel, como para ir para uma caminhada, um passeio ou até mesmo para tomar banho se você não confia muito na higiene do lugar que vai. Também leve um tênis esportivo para passeios, trilhas e corridas e por ultimo e não menos importante um salto alto para mulheres e um tênis mais social para homens para sair para um lugar que seja mais elegante ou para sair a noite.
  7. Complementos: Como que eles ocupam pouco espaço, temos a tendência de levar mais do que precisamos, por isso sugiro que se monte os looks antes para levar só o necessário.
  8. Beleza: Aqui está um dos grandes problemas, mas temos de compreender que quando viajamos não podemos ter as mesmas comodidades como em casa. Mas isso não nos impede de ter tudo o que precisamos: eu sempre levo meu secador e minha chapinha para minhas viagens. Também uma necessaire de viagem com potes pequenos ou amostras grátis de shampoo e condicionador, que ocupam muito menos espaço e levo a quantidade justa para o tempo de viagem. O que considero mais útil é a mala de mão com com o gancho de cabide que ocupa pouco espaço na sua mala de viagem e se pode pendurar na porta do banheiro. Por último, se tenho que levar toalhas levo as de microfibras, porque ocupam menos espaços e enxugam bem.como-organizar-uma-mala-de-viagem
  9. Aparelhos eletrônicos: Eu aconselho que você leve o menos possível, afinal as férias são para desconectar, verdade? Mas é claro que eu nunca viajo sem minha câmera, meu smartphone e meu ebook (principalmente agora que alguns deles são à prova d’água) para ser capaz de ler enquanto estou à espera. Meu conselho é que você leve todos na sua mala de mão, para evitar a perda ou roubo. E na mala grande levar em uma bolsa todos os cabos e carregadores. É claro que o meu celular eu sempre levo com capinha pra protege-lo. Com as nova regra dos aeroportos que todos os dispositivos eletrônicos devem estar com bateria, para em caso de solicitação pelo pessoal de segurança, por isso não se esqueça de recarrega-los. Também não podemos esquecer os adaptadores de energia se você estiver viajando para um país onde se você precisar deles.
  10. Outros artigos úteis: Eu adoro escrever, por isso que eu sempre levo um caderno para anotar os detalhes mais importantes, eu adoro os da Moleskine. E também levo sacos para colocar as roupas sujas e o calçado dentro da mala.

Economize espaço na sua mala

Como já falei, é muito importante não levar coisas que não precisamos, por isso que eu gosto dar uma olhada na previsão do tempo antes de sair para ver se não vou precisar de nada. Naturalmente, se você estiver indo para viajar de avião não leve tesouras, alicate de unha ou lâminas. Esses objetos não são permitidos e como corre o risco de deixa-los no aeroporto.

chapeu-de-praia

No momento de dobrar as roupas na mala existem diferentes técnicas para economizar espaço, costumo fazer rolos com as roupas, pois economiza espaço e evita roupas amassadas. Mas a técnica deste vídeo também é muito boa.

Agora já temos a mala feita é só aproveitar a viagem, e se viagem for feita com alguns descontos melhor ainda.

Te sugiro que dê uma olhado no nosso post sobre os 5 lugares da Europa para conhecer. E você, têm dicas de como preparar um maleta de viagem para nós? Comente aqui.