Gosta da natureza? É mais de praia ou de montanha? Se respondeu sim a estas perguntas, certamente as caminhadas sejam o desporto ideal para você. Se está a pensar aprofundar este mundo, hoje trago algumas dicas de caminhadas para principiantes imprescindíveis.

Fazer caminhadas é o desporto preferido de muitos, mas também é desconhecida por outros. Se gosta de descobrir novos cenários, esta é certamente a sua actividade. Se ainda não tem praticado, mas está curioso, vou mostrar algumas dicas de caminhadas para principiantes para ajudá-lo a tornar mais suportável o seu primeiro dia na montanha.

Dicas de caminhadas para principiantes

  • Comece em grupos

caminhadas em grupo

As caminhadas podem ser feitas com companhia ou sozinho, mas no seu primeiro dia, é melhor ir com um grupo. Nas montanhas podem acontecer situações inesperadas e sempre é mais fácil de resolver se tiver a ajuda. Se não poder ir com alguém, é recomendável que mencione a um amigo ou familiar a rota exacta que vai seguir e a duração aproximada da mesma.

Também deve sempre levar o seu telemóvel para entrar em contacto com o número de emergência se tiver quaisquer problemas. A este respeito, a aplicação Alpify é muito útil. Com esta, o seu telemóvel envia exactamente as coordenadas da sua posição a emergência quando faz uma chamada para o 112.

  • Prepare cuidadosamente a sua rota

Prepare a sua rota

Parece um conselho óbvio, mas não é. Uma das coisas mais importantes quando faz caminhadas é se preparar bem a sua rota. As rotas podem ser divididas em níveis de dificuldade que variam da mais simples até a mais complicada. Para começar deve escolha uma simples.

Deverá também informar-se bem sobre a duração do percurso, o ponto de partida, o de chegada, o comprimento aproximado e o estado do mesmo.

  • Consulte as informações meteorológicas

Consulte as informações meteorológicas

Neste dia não poderá ignorar o meteorologista porque é importante saber se as condições atmosféricas serão favoráveis. Tem que garantir que não haverá falta de visibilidade por causa de nevoeiro ou chuva torrencial. Além disso, deve ter muito cuidado com as altas temperaturas.

  • Utilize calçado e vestuário adequado

Utilize calçado e vestuário adequado

O calçado e a roupa: são essenciais. Se é muito vaidoso terá que esquecê-lo por um dia. Além dos saltos altos, também é preciso evitar sapatos de sola fina porque, eventualmente, vão ser bastante desconfortáveis.

Idealmente, o melhor é usar botas de montanha com sola de grossa e que segure o tornozelo, como estes modelos que pode encontrar em Sierra Trading Post. Entorse de tornozelo e deslizamentos são os acidentes mais comuns quando fazemos uma caminhada. Também atritos são frequentes. Portanto, deve sempre prestar muita atenção ao calçado.

Uma das melhores dicas de caminhadas para principiantes é que não usar no seu primeiro dia botas por estrear. Recomenda-se que estejam um pouco usadas e desgastadas para evitar bolhas.

No que diz respeito à roupa, tem que usar roupas confortáveis que lhe permitam mexer-se bem. Não se esqueça de vir preparado com roupa quente e impermeável, independentemente da época do ano, para assim evitar surpresas inesperada.

  • Arranje um bom mapa

 bom mapa

O telemóvel é muito bom e pode desempenhar o papel, mas tenha cuidado em confiar demasiado neste dispositivo, porque a qualquer momento pode ficar sem bateria ou cobertura. Portanto, é essencial levar um mapa com o qual se possa orientar e uma bússola na mochila.

Ao longo do caminho encontrará sinais de que irão ajudá-lo a orientar-se, se a memória não é muito boa pode fazer fotos para os manter armazenados no momento em que precisar.

  • Não se esqueça do bastão de trekking

bastones

O bastão de trekking é uma obrigação, especialmente para caminhadas para principiantes. Para aqueles que não sabem, este ajuda a manter o equilíbrio do corpo e reduzindo assim a fadiga nos joelhos e tornozelos. Serve também para testar o terreno e a pode detectado áreas menos conservadas e possivelmente perigosas.

Eu recomendo que compre um bom bastão entre estes modelos de TrekkIn.

  • Não negligencie a alimentação nem a hidratação

hidratacion

Sempre é preciso levar água ou bebidas desportivas, pelo menos meio litro. Sabia que a desidratação produz desorientação? E isso não é tudo, também provoca tensões musculares, desfalecimento ou desmaio. Recomenda-se beber sempre em pequenas doses, não tem que esperar para estar com sede. Para isso são muito úteis mochilas de hidratação.

Quanto à comida, é sempre recomendável comer algo leve, durante a caminhada, para além dos alimentos consumidos antes de sair de casa ricos em açúcares e energia. Não precisa fazer grandes paradas ao longo do caminho, são apropriadas paradas curtas, perto de dez minutos. Recomenda-se levar nozes, barras energéticas, pequenas sandes, frutas ou biscoitos.

  • Não se esqueça do estojo de primeiros socorros

botiquin

Ao caminhar é muito importante contar durante o passeio com um pequeno kit. Será algo que não vai ocupar muito espaço na sua mochila, mas não pode esquecer de levar ataduras, fita adesiva, ligaduras, desinfectantes e alguns medicamentos comuns, tais como anti-ácidos ou aspirina.

  • Cuide do meio ambiente

entorno

Por último, mas não menos importante, não devemos esquecer que o ambiente natural é de todos. Por isso, esta última dica é lembrar que quando pratica caminhadas deve ser amigo do ambiente. Isto é não acender fogueiras, não deixe resíduos e tenha cuidado com a flora e fauna. Esta é uma das dicas de caminhadas para principiantes mais importantes.

Antes de concluir, eu recomendo que para começar com este desporto compre o equipamento que precisa da melhor qualidade. Já que ao longo prazo compensará o investimento.

Espero que estas dicas de caminhadas para principiantes tenham sido úteis. Se no final decidir experimentar, terei imenso prazer em ouvir sobre a sua experiência nos comentários.