Já se acabaram as férias e possivelmente já reparou que talvez tenha gasto mais do que devia. Hoje trazemos para você os conselhos para poupar dinheiro depois do verão pois achamos que pode recuperar do verão mais rápido do que você espera.

poupar jarro

Se é daqueles que teve um verão intenso economicamente, não se preocupe que certeza não é o único. Tal como mostram a maioria dos estudos, é normal aumentar os gastos durante este período. Algo que talvez poderia evitar ao usar os truques para poupar quando faz uma viagem.

Atenua os gastos fixos depois do verão

Existem uma série de gastos que são indispensáveis. Como norma geral costumam ser os mais importantes do total, tanto pelo seu caracter urgente como pelo seu peso. Estes seriam alguns exemplos:

Luz, água e combustível

Os gastos do lar ou do veiculo sempre vão estar aí e resultam impossíveis de desviar. Para estes e para o resto dos gastos frequentes, vou recomendar três soluções possíveis.

• Utilize as marcas brancas. Segundo a Associação de Consumidores e Usuários, comprar estas marcas de distribuidor supões entre 35% e um 45% de poupança. Algo que nas grandes cidades se traduz em 2.500 euros anuais.
• Aproveite as ofertas, cupões e descontos. Nos dias de hoje, existem muitas ofertas nesse sentido. MaisCupão tem uma ampla gama de cupões de desconto que pode utilizar nos seus gastos diários.
• Aproveite a compra online. Para além dos gastos de deslocação, comprar desde casa abre uma janela de oportunidades de poupança. Uma destas e talvez a mais importante é a possibilidade de comparar produtos e comprar o mais barato.

Dívidas e seguros

Uma possível solução para poupar dinheiro depois do verão é procurar um novo contrato que combine vários gastos. Por exemplo, se durante o mês pagamos lição à Internet, televisão por cabo e linhas de telefone, seria de grande interesse explorar a possibilidade de que a nossa companhia nos ofereça um serviço conjunto de todos estes. Também poderia mudar diretamente de companhia no caso de que, por exemplo, seja o fim do prazo do seguro do carro.

Outra das opções que oferecem alguma destas companhias é uma poupança se lhes consegues um cliente novo. Este é o caso da MEO com seu plano “Convidar amigos”.

casal_poupa

Gastos derivados: as comissões

Costumam ser um dos gastos mais desconfortáveis que temos, mas também desconhecemos que há métodos para evitá-los. Estes gastos costumam cobrar por “compensação de serviços” têm alternativas. Por exemplo, no caso das bancárias, existem situações nas que podem reclamar e/ou negociar estas comissões. Este seria o caso se temos uma conta ordenado domiciliada, ou uma quantidade importante depositada no mesmo banco. Também se poderia reclamar neste caso se a comissão não corresponde com nenhum serviço efetivamente prestado ou se não nos avisam com antecipação.

Eventos especiais: regresso às aulas.

Assim como nos aniversários ou no Natal, depois do verão há datas marcadas em vermelho nas que devemos realizar um maior esforço económico. Em setembro voltamos ao trabalho e os pequenos às aulas. Se quer saber como confrontar o regresso às aulas não perca o nosso post. Além disso, aqui pode encontrar algumas ofertas muito interessantes para encarar a chegada do calendário escolar e poder poupar dinheiro depois do verão.

Poupar dinheiro depois do verão: quanto poupar ao mês

Não existe uma resposta exta para responder qual é a quantidade que deve poupar todos os meses, mas se umas regras que o ajudarão a marca objetivos ao longo prazo e poder assim cumprir as suas metas.

Uma boa formula é a de “conseguir a liberdade financeira”. Esta ideia foi elaborada por Rob Berger. O que o jornalista financeiro explica é muito útil: uma folha de calculo na que combina formulas para saber quanto se deve poupar. Afortunadamente este método está disponível para qualquer pessoa.

Este vídeo explicativo dar-lhe-á uma ampla ideia para poupar.

Estabelece um plano de poupança

Se ainda está a pensar como fazer realidade a sua poupança, através de uma metodologia completa vamos a descrever quais são os conselhos mais efetivos para consegui-los. A seguir tem os que são considerados os mais importantes:

Registe os gastos. Para fazê-los, a melhor forma é categorizá-los, para isto pode seguir diversos critérios: dependendo das datas (semana 1, semana 2…), por tipo de produto (comida, transporte…). Também pelo tipo de serviço (pequeno-almoço, autocarro…). Uma vez esboçado este aspeto pode elaborar o seu orçamento.

Faça um orçamento. A ideia de realizar um orçamento tem dois objetivos: prever os seus gastos e desta forma restringir os possíveis excessos. Para isso deve fixar um máximo de “dinheiro objetivo” que esteja destinado à poupança numa determinada mensalidade.

Planifique a sua poupança. Pode ser a parte mais laboriosa de todas, embora é a que mais benefícios pode trazer. Um dos programas mais recomendados para estas situações é Fintonic.

planificação

Coloque objetivos e motiva-se. Sabemos que poupar é muito difícil quando o estabelecemos em um plano ao longo prazo. A motivação das primeiras semanas pode perder-se com o passo do tempo. Por isso, as metas costumam ser um incentivo. Pensar que poupar hoje serve para pagar uma semana de férias vai-lhe ajudar a realizá-lo. Assim que se mentalize na importância deste passo para poupar dinheiro depois do verão.

Tips simples que lhe ajudarão a poupar mais rápido

poupar rapido

Aumentos os seus rendimentos. Claramente quando aumentam os seus rendimentos também o faz a sua margem de manobra para poupar. Atualmente, para ganhar mais dinheiro não é preciso procurar outro emprego, já que na Internet há várias formas de ganhara dinheiro desde casa.

Aproveite o gratuito. Nos dias de hoje, existem muitas possibilidades para adquirir produtos de maneira gratuita ou um preço muito baixo. Alguma destas são Comerporlapatilla.com ou Segundamanita.com. Também Nolotiro.org, Telodoygratis.com ou Tologratis.com o ajudarão a poupar dinheiro depois do verão.

Mercado online. Não duvide e revise as principais lojas online na procura das vantagens especiais. Além disso, estas fazem muitas promoções durantes estas datas.

Lojas de segunda mão. É outra das opções que se procura detalhadamente, pode sair muito rentável.

Passe da compra ao leilão. Uma das opções desconhecidas são os milhares de leilões que há no dia a dia. Se está atento e marca avisos no seu telemóvel pode poupar imenso.

Marque dias chaves. Encher o carrinho da compra de produtos em saldos pode significar uma grande diferença a longo prazo. Por isso, seria bom saber os eventos de cada temporada e assim aproveitar para comprar tudo o que precisa e, sobretudo, o que precisará em um futuro próximo. Um exemplo seria dias como Black Friday, Ciber Monday ou Single’s Day. Este último também se conhece como eDay.

Assim acaba o post de como poupar dinheiro depois do verão. Se lhe interessa este tema também pode ler outros conselhos para poupar ou como fazê-lo de simplesmente mudando os seus hábitos de consumo.