Para todos nós que gostamos de ver filmes ou series, é importante ter um cantinho onde possamos estar durante um período de tempo, isolados e desfrutar ao máximo dos nossos filmes preferidos. Para tal, só é necessário ter alguns dispositivos tecnológicos e um quarto disponível.

Sem dúvida existe uma diferença abismal entre assistir a um filme com um excelente sistema de som e ter que fazê-lo com as colunas do computador.

Mas também é verdade que, para assistir a uma série com um certo nível de fiabilidade devemos exigir qualidade ao leitor onde a série está a ser reproduzida.

colunas

Neste post vamos dar algumas das melhores alternativas para saber como criar uma sala de cinema em casa da maneira mais eficiente e sem gastar muito dinheiro.

Como criar uma sala de cinema em casa?

Basicamente há dois factores influentes ao criar uma sala de cinema  em casa: o som e a imagem. Em ambos é necessário conhecer quais são os dispositivos mais eficientes, bem como a melhor maneira de distribuí-los e posicionar-los.

O som

Em primeiro lugar o que mais me interessa é o cuidado e a preparação do som.

Quando ouço um filme gosto que o som seja claro, sem distorções e com a melhor qualidade possível.

Por isso, é importante saber qual é o tipo de dispositivos que é preciso comprar para ter uma vasta garantia de boa qualidade, certificar de que compramos sempre em sites de alta-confiança tais como FNAC.

Por exemplo, podemos decidir comprar um home-system, no caso do quarto não ser grande suficiente, podemos sempre adquirir uma barra de som.

Por outro lado, se procuramos um mínimo de qualidade, é melhor garantirmos que não compramos alti-falantes de madeira e sim de plástico que não sejam pequenos.

whitehomecinema

Também é necessário saber de que forma se deve distribuir o equipamento de som de tal forma que o som registado seja eficiente, já que se temos os melhores alti-falantes e se estes não estiverem numa sala correctamente isolada e sem obstáculos o som não será projectado adequadamente.

Se decidirmos comprar um home-system ( alto-falantes frontais, subwoofer), a primeira coisa a saber é onde colocar o alto-falante mais importante do equipamento, o subwoofer. Este tipo de alto-falante por vezes provoca frequências inferiores a 40 Hz e os elementos de decoração da sala vibram produzindo um som muito incomodativo.

Para solucionar o problema, o ideal seria isolar acusticamente a sala. O que não é uma solução realmente viável devido ao elevado custo que teria. Portanto, a solução consistiria em algo bastante mais básico como colocar correctamente o alto-falante.

A regra fundamental seria evitar colocar-lo nos cantos porque é onde obtemos os piores resultados. Ficaria melhor na parte frontal e a meio metro das paredes laterais. Outra opção excelente é colocar-lo numa das paredes laterais atrás do espectador e apontado para a parede contrária. Na minha opinião a melhor opção é por frente ao espectador.

No que diz respeito aos alto-falantes frontais e os restantes: a altura em que os colocamos é a normal para poder desfrutar de um bom som, uma vez que devem estar sempre acima das nossas cabeças aproximadamente a uns 50-70 cm à altura dos nossos ouvidos.

posthomecinema1

Normalmente quando compramos um pack de home-system já desenhado há alguns alto-falantes que já estão à altura adequada, assim já não teremos de nos preocupar muito, se decidirmos comprar um completo de cinema em casa nas lojas especializadas.

Desta forma o som é distribuído pelo quarto criando o ambiente que procuramos. Dependendo do número de alto-falantes que compramos também podemos decidir como distribuí-los. De maneira geral seria perfeito colocar os alto-falantes na parte da frente do espectador e os outros dois na parte de trás.

Claro que isto só são alternativas e ideias uma vez que tudo isto pode variar em função do tamanho da nossa sala, da decoração que temos e das limitações estéticas.

A imagem

  • Televisão

Neste post proponho alternativas básicas com as quais devemos  valorizar o que seria mais adequado para a nossa situação e de acordo com as nossas preferências no que diz respeito à maneira como preferimos ver os nossos filmes preferidos.

A televisão é a primeira opção disponível, mas comprar uma televisão de qualidade suficiente para desfrutar de um filme não é barato, já que o ecrã mais adequado seria de 100” e o preço seria muito proibitivo.

No entanto, a televisão pode ser a melhor opção se verificarmos o mercado e podem encontrar um televisor que se adapte às nossas necessidades e de boa polegada.

  • Ecrã e projector

A segunda opção é  a minha favorita e a que no meu ponto de vista deve predominar quando fizermos um pequeno cinema em casa.

Neste caso devemos ter em conta o espaço que há na divisão da casa. Por exemplo, a situação ideal é ter uma parede livre, sem mobiliário. Neste caso só têm de comprar um projector.

Se tivermos uma parede mas está ocupada com mobiliário como estantes, quadros ou moveis, também há alternativas possíveis: comprar uma tela em rolo para instalar no tecto, inclusive existem uns motorizados.

projector

Se a nossa parede é de cor, também não é um problema pois a nova geração de projectores estão desenhados para adaptarem-se às cores de fundo, seja de que cor for.

Por último, no caso da sala ser pequena e a distância seja curta, informo que existem projectores capazes de gerar mais de 100 polegadas de superfície a menos de um metro de distância.

No mercado há uma vasta variedade de ecrãs que podem ser encontrados em Amazon ou FNAC.

No caso dos projectores, também não é um problema adquirir um de alta qualidade a um preço razoável.

Resumindo, por apenas 600€ podemos ter um projector de alta qualidade, um ecrã e um equipamento de home-system invejável. Com o qual podemos construir o nosso próprio espaço para isolarmos e desfrutar de um filme que gostamos ou até mesmo de um video-jogo.

cinemacasa

Com isto, já só nos falta começar a pensar nas melhores alternativas para montarmos o nosso cinema doméstico e começar a desfrutar não só de cinema e de séries mas também de vídeo-jogos  ou dos nossos desportos favoritos a um nível que nunca antes imaginado.

Se vos apetece saber um pouco mais sobre como decorar a vossa casa leia o post sobre 5 maneiras de decorar a sua casa economicamente, e já que falamos em poupar, sugiro o post sobre como economizar aproveitando comidas que sobram.

Se já se decidiram em criar a vossa sala de cinema em casa:

Qual seria a vossa opção para ter um sistema de som adequado?

Que tipo de dispositivo preferiam ter na vossa sala?: televisão ou projector?